O vice-presidente para os Assuntos Parlamentares e Eleitorais do Partido Humanista de Angola (PHA), Roque Sozinho, desmentiu, nesta quarta-feira (16), as informações postas a circular nas redes sociais, segundo as quais a líder da formação política, Florbela Catarina “Bela” Malaquias, foi destituída da liderança da formação política.
Segundo Roque Sozinho, os integrantes do partido que criaram a comissão para a destituição não têm legitimidade para a concretização da ntenção.
Questionado para quando a realização do evento, sem precisar uma data, referiu que a mesma vai acontecer tão longo que for possível, tendo em conta o tempo de existência do partido, prazo legal ou estatutário, adiantando que estão a criar condições para o efeito.
Quanto às acusações nas redes sociais de que a presidente colocou carros do partido ao serviço de táxi (Heetch), esclareceu que a direcção decidiu por as duas (2) viaturas a rentabilizar as mesmas, sendo que as verbas daí resultantes são investidas em benefício da formação política e nunca da líder.
O Partido Humanista de Angola (PHA) é uma formação política angolana liderada por Florbela Malaquias, fundado em 2019, e participou nas eleições gerais de 2022, onde obteve cerca de 1,3 por cento dos votos, elegendo dois deputados. A colectividade defende a democracia, a justiça social e o respeito pelos direitos humanos.
O PHA foi criado após uma cisão da CASA-CE (Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral) e a sua fundação marcou a segunda vez em Angola que uma mulher lidera um partido político.