Trinta instalações estão em construção

0
200

Trinta instalações dos Serviços Integrados do Ministério do Interior(Minint), das 34 previstas, estão em execução em todo o país, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM), com o objectivo de reforçar o policiamento de proximidade.

A informação foi avançada pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, durante a visita de três dias à província de Malanje, onde fez o lançamento das obras de construção de duas infra-estruturas dos Serviços Integrados do Minint, em Cacuso e no município de Malanje.

Em Cacuso,  as obras estão avaliadas em 629 milhões de kwanzas, a serem executadas em dez meses, a cargo da empresa Xuntong Internacional, com a criação de 35 postos de trabalho directos.

No município de Malanje, as obras vão custar 619 milhões de kwanzas e vão, igualmente, durar dez meses.
Eugénio Laborinho disse que as infra-estruturas representam uma mais valia e espera que as obras terminem no tempo previsto. Esclareceu que os Serviços Integrados vão albergar os órgãos da Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Serviço de Migração e Estrangeiros e Serviço de Investigação Criminal. Pediu às administrações municipais beneficiárias, bem como às autoridades tradicionais e ao Governo da Província, a cuidarem das infra-estruturas.

Os equipamentos, disse, vão beneficiar a população, sobretudo no âmbito do policiamento de proximidade.
O governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” disse que o modelo das referidas infra-estruturas facilita o trabalho da Polícia, assim como a população na denúncia de crimes e na resolução dos problemas.

Patenteados efectivos

Um total de 111 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, em Malanje, foi promovido e graduado aos postos de superintendente, inspector, inspector-chefe, subinspector e de agente.

O acto de imposição de patentes foi presidido pelo comandante daquele órgão do Ministério do Interior, comissário-chefe bombeiro Bensau Mateus, que indicou ser, esta, a primeira fase que abrange 213 promoções na província. Dentre os efectivos recém-promovidos, destacam-se comandantes municipais, de quartel e de destacamentos.

“Hoje estamos em Malanje para a imposição de patentes a 111 efectivos, de um leque de 213 promoções que foram homologadas mas, apenas, iniciamos com a primeira etapa e nos próximos tempos deve iniciar a 2ª fase de patenteamento para completar os 213 efectivos promovidos”, disse.

O responsável tranquilizou os demais efectivos que não foram contemplados para não ficarem desmotivados, garantindo que “haverá a terceira fase de promoções e graduações”.
Anunciou a aprovação, nos próximos tempos, do regulamento orgânico do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, que vai passar a designar-se comando.

Depois da publicação do novo regulamento do Comando de Protecção Civil e Bombeiros, disse, haverá reajuste em termos de funções e postos. Assim, os chefes de secção vão ostentar a patente de intendente, o chefe de departamento passa à categoria de superintendente e os segundos comandantes provinciais aos postos de superintendente bombeiro-chefe.

O responsável anunciou a criação de condições para a construção de novas instalações dos Serviços Provinciais de Protecção Civil e Bombeiros, devendo as actuais passar a comando municipal.

Venâncio Victor e Dino Duarte | Malanje

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui