Trajectória do desporto angolano é retratada em livro

0
256

“Momentos Sublimes do Desporto Angolano” é o título da obra literária resultante da compilação de informações de 1975 a 2020, cujo lançamento está marcado para o dia 20 do corrente, na Galeria dos Desportos, em Luanda, uma iniciativa do Ministério de tutela.

A obra, a ser publicada sob a chancela da Edições de Angola, é da autoria dos jornalistas António Ferreira “Aleluia” (já falecido), Silva Candembo e Arlindo Macedo, três referências do jornalismo desportivo angolano que colocam no mercado mil exemplares, numa primeira fase, com preço ainda por definir.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director nacional para a Política Desportiva, Nicolau Daniel, disse tratar-se de uma obra histórica que retrata, em mais de 500 páginas, a trajectória e os vários momentos das distintas modalidades desportivas.
Um dos destaques prende-se com a descrição dos Jogos da África Central, disputados em Luanda, a campanha de classificação de Angola para o Mundial de Futebol da Alemanha, em 2006, além da trajectória “brilhante” das selecções seniores de basquetebol e andebol, nas mais distintas competições continentais e não só.

Quem adquirir a obra encontrará igualmente detalhes das participações de Angola nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, presenças nos campeonatos do mundo em distintas modalidades.
Na visão daquele responsável, o livro vai auxiliar a consulta das novas gerações e servirá de modelo para outras iniciativas.
De forma cronológica, os autores reproduziram na obra biográfica depoimentos e relatos de antigos atletas que contribuíram para a trajectória marcada por bons e maus momentos em termos de resultados desportivos.

“Para os precursores do desporto angolano, será uma honra ver o esforço feito em nome da pátria valorizado e reconhecido. Por outro lado, o objectivo é fazer com que a antiga geração se reveja na anterior, porquanto engloba inúmeras figuras nacionais, muitas ainda em vida”, destacou Nicolau Daniel.

Depois do lançamento, o livro vai ficar exposto na Galeria dos Desportos, na Cidadela Desportiva, em Luanda.
“Vamos apetrechar a nossa galeria com uma obra literária digna de realce porque o maior acervo que lá se encontra é mais a nível de troféus. Portanto, queremos diversificar para quem for visitar encontrar informação substancial escrita, pois vai ajudar nos trabalhos de pesquisa em qualquer das modalidades por ser uma obra transversal”, argumentou.

A ideia de “cobrir a lacuna” então existente começou a ser projectada há cerca de nove anos, segundo o responsável.
Para tal, o Ministério da Juventude e Desportos criou condições para que algumas pessoas dessem início ao processo.
Recordou, no entanto, que a fase de compilação das informações teve etapas diferentes  e chegou a ser interrompida várias vezes, por razões diversas.

De referir que no ano passado a titular da pasta, Ana Paula do Sacramento Neto, e membros do seu pelouro tiveram acesso ao conteúdo e entenderam que era altura de publicar.
Inicialmente o lançamento esteve previsto para 23 de Janeiro, Dia Nacional do Desporto, mas questões de força maior inviabilizaram a pretensão.

Por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, e porque muitas das figuras destacadas não poderão se fazer presente, Nicolau Daniel garantiu que a cerimónia terá transmissão ao vivo através das plataformas digitais. 

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui