Trabalho remoto altera dinâmicas

0
207

Esta conclusão consta do mais recente relatório sobre os Mercados de Valores Mobiliários (MVM) publicado pela Organização Internacional (IOSCO) e retomado pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) de Angola.

Temas como a estabilidade financeira e potenciais riscos sistémicos derivados de actividades de intermediação financeira não-bancária são igualmente tratados são igualmente abordados no documento. Embora grande parte da turbulência imediata do mercado tenha diminuído, várias são as preocupações com a estabilidade do mercado que foram trazidas à tona no Relatório.

A Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) disponibilizou uma análise aprofundada contendo as principais Perspectivas de Risco para 2021, um documento que apresenta uma panorâmica geral dos riscos, tendências e vulnerabilidades relevantes para os objectivos regulatórios da IOSCO face a questões emergentes nos mercados de títulos.

Considerando o contexto actual de pandemia e a crise económica causada pela Covid-19, o relatório do ano de 2020, concentra-se em duas áreas principais: as potenciais implicações de risco para os mercados de valores mobiliários; e outros riscos sectoriais emergentes que não são imediatamente pertinentes à crise.

Mais em concreto, oferece uma visão geral das principais tendências no ambiente macrofinanceiro global que podem impactar os mercados de títulos; noutra perspectiva, discute dois temas prioritários e um conjunto autónomo de questões que são relevantes para os objectivos regulatórios da IOSCO, mas não directamente relacionados à pandemia.

Paralelamente, foi analisado o tema do trabalho remoto, riscos de má conduta, fraude, golpes e resiliência operacional.
Em alguns casos, tal situação provocou novos desafios operacionais e riscos de conduta para empresas e reguladores ou agravou os já existentes.

Conselho Consultivo

Na semana passada, a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou a reunião anual do Conselho Consultivo, onde apreciou o balanço anual das actividades do Mercado de Valores Mobiliários (MVM).

Realizada de forma virtual e sob orientação da presidente do Conselho de Administração, Maria Uini Baptista, mereceu análise aturada a actividade do MVM no período de Janeiro a Novembro, além do “Relatório de Desenvolvimento do Mercado de Capitais” e o “Diagnóstico do Mercado de Capitais Angolano”.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui