TPA SUSPENDE MIXA GOSPEL: PROGRAMA ACREDITAR

0
281

A TPA suspendeu ontem o programa gospel de nominado “Acreditar” por violar o acordo rubricado a quando da sua criação, o jornal Visão, tomou conhecimento através de uma nota divulgada nesta quarta-feira, 19 do presente mês
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A TELEVISÃO PÚBLICA DE ANGOLA deparou-se com um anúncio público, veiculado amplamente pela produção do programa ACREDITAR, no qual, de forma flagrante, publicita-se que, para veicular, no respectivo conteúdo, vídeo clipes músicas, os interessados têm de pagar o montante de 30 mil Kwanzas.
Por constituir uma prática totalmente fora do âmbito de actuação da TPA e violar flagrantemente o acordo entre a estação pública e a produção do programa ACREDITAR, vem a primeira anunciar, por este meio, a suspensão, com efeitos imediatos, da emissão do citado programa.

A decisão aqui anunciada visa, em primeiro lugar, demarcar a TPA de uma prática ilícita e imoral: ilícita porque, enquanto televisão pública, a TPA pauta a sua actuação no mercado de acordo com um mandato do Estado angolano, nos termos do qual, a sua maneira de se financiar exclui a cobrança por qualquer participação pecuniaria para a veiculação de conteudos culturais; imoral, uma vez que, para um conteúdo de cariz ecuménico, desenhado para a promoção da criação artística em torno de credos religiosos, a cobrança pela emissão de clipes musicais representar uma contradição inexorável.

Em segundo lugar, a TPA, apesar de NUNCA ter autorizado a publicação de tal aleivosia, apresenta aos criadores musicais do género gospel e a todos os telespectadores desculpa por um conteúdo emitido na sua grelha de programas ter sido utilizado para fins gananciosos e especulativos.

A marca TPA é um activo público e, nesse sentido, nunca tolerará que seja associada a uma prática que considera de extorsão.

A presente declaração alerta também a todos que, perante indícios, de cobrança de valores pecuniarios para a emissão de música ou de qualquer individual ou colectiva, deve ser feita a denúncia pelos meios legais e, dessa maneira, combatemos juntos uma prática inadmissível.

A PPA incentiva a que todos os telespectadores se constituam em vigilantes permanentes no ingente processo de denúncia sempre que forem identificados comportamentos que desvtam a virtude do serviço público.

No sentido de proteger os interesses de um público específico de telespectadores, a direcção geral de antena da TPA está a trabalhar na concepção de um programa que, em breve, responderá às suas necessidades e preencher a lacuna gerada pela suspensão do ACREDITAR.

Luanda, 19 de Julho de 2023

O Gabinete do administra r de conteúdos

TELEVISÀO PÚBMCA DE ANGOLA Avenida9o €hI-M ostal 2604 Luanda – República de Angola (T}: + 244.222 320 040 (FI: *244.222 323 622 (F)- infoTg’tpa.ao (tY’}: httg://tpa.ao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui