Hoje o dia promete ser de novo recheado de muitas novidades no que diz respeito à pandemia. Ontem realizou-se a reunião do Conselho de Ministros após a qual o primeiro-ministro anunciou um conjunto de novas medidas, entre elas a existência de uma semana de contenção entre os dias 2 e 9 de janeiro, na qual o teletrabalho será obrigatório, os bares e discotecas estarão encerrados e vai existir uma alteração no calendário escolar, com o segundo período a começar a 10 de janeiro.
Além destas recomendações, o nível de alerta será elevado para calamidade a partir do dia 1 de dezembro. Também a entrada em recintos desportivos implica a realização de teste obrigatório à Covid-19, assim como no acesso a lares, visitas a doentes internados em unidades de saúde, eventos, bares e discotecas. Por sua vez, o certificado digital Covid-19 volta a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local a partir de 1 de dezembro.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
18h57 – EUA aguardam dados para avaliar suspensão de voos para África Austral
Os Estados Unidos vão esperar por mais dados antes de decidirem a suspensão do tráfego aéreo com a África Austral, devido à nova variante do novo coronavírus, disse hoje o epidemiologista conselheiro da Casa Branca, Anthony Fauci.
O epidemiologista admitiu a possibilidade, mas disse que não haverá uma decisão nesse sentido “enquanto não houver razões científicas” para a tomar.
18h46 – Açores admitem reforçar uso de máscara e rastreios na próxima semana
O secretário regional da Saúde dos Açores admitiu reforçar, na próxima semana, o uso de máscara e os rastreios à covid-19, mas reiterou que a situação epidemiológica da região não justifica medidas “mais rigorosas”.