Sonangol projecta cinco bombas de combustível

0
344

A Sonangol tem em perspectiva a construção, ate 2022, de cinco novos postos de abastecimento de combustíveis nos municípios de Ambaca, Banga, Bolongongo, Ngonguembo e Quiculungo, na província do Cuanzao Norte.

A informação foi avança-da à imprensa, ontem, pela Angop, que cita o director-geral do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo (IRDP), Albino Ferreira.
Para tal, conforme a publicação, a companhia petrolífera solicitou já ao governo da província terrenos com as dimensões adequadas para se implementar o projecto.

Todos estes municípios da Banga, Quiculungo e Bo-longongo, situados na região Norte da província do Cuan-za-Norte, carecem de bombas para o abastecimento de combustíveis e lubrificantes para veículos.
Em consequência, estas circunscrições são abastecidas através de caminhões cisternas, provenientes de municípios vizinhos com essas infra-estruturas, provocando vários constrangimentos aos automobilistas locais, sobretudo em épocas chuvosas, devido à degradação das vias de acesso.

A propósito, esta situação foi debatida, quinta-feira, pelos participantes ao 6º Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás (Mirempet), realizado no Cuanza Norte.
De acordo com o director geral do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo (IRDP), Albino Ferreira, a instituição tem já identificados os pontos críticos do território nacional, que não estão cobertos por postos de abastecimento, visando a instalação dessas infra-estruturas.

“Foi também actualiza-do o mapeamento nacional dos Postos de Abastecimen-to, no segundo trimestre de 2021, o que permitiu constatar essa realidade na província do Cuanza Norte, onde estes empreendimentos irão melhorar a comercializa-ção de combustíveis, gás e lubrificantes na província”, expressou.

No geral, a província conta com 15 postos de abastecimento em estado operacional, sendo14 convencionais e um contentorizado, distribuídos pelos municípios de Cazengo (sede da província), com seis unidades, Cambambe (4), Golungo Alto (2), e Ambaca, Lucala e Samba Cajú, todas com um posto cada, suportados pelas operadoras Sonangol Distribuidora, Sonangalp, Bandeira Branca, Total e Tomsa.

Albino Ferreira referiu que a província do Cuanza Norte conta, actualmente, com capacidade de armazenar 1.904 metros cúbicos (m3), de combustível, sendo 645 m3 de gasolina e 988 m3 de gasóleo, no município do Lucala, através de fornecimentos por caminhões cisterna e comboio do Caminho de Ferro de Luanda.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui