O projecto saúde móvel “Nascer Livre para Brilhar” iniciou um programa de formação para técnicos de saúde, com o objectivo de reforçar os conhecimentos ligados ao atendimento clínico adequado para a prevenção da transmissão de VIH da mãe para o filho.
Em Luanda, serão capacitados 30 técnicos de saúde de 10 unidades sanitárias entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho, no Instituto de Técnicos de Saúde de Luanda. Na província do Cunene serão formados 25 técnicos de 10 unidades de saúde.
Uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, indica que além dos técnicos de saúde, o projecto irá também formar parteiras tradicionais e Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (Adecos).
“A meta é aposta em conhecimentos mais actualizados relacionados com o acompanhamento das gestantes e o incentivo ao comparecimento às consultas pré-natais e procura pelo parto institucional, o que contribuirá para que casos de mães seropositivas possam ser detectados a tempo”, diz a nota.
O projecto “saúde móvel Nascer Livre para Brilhar”, implementado pela Unitel e pela Organização Não-Governamental People in Need, sob liderança da Primeira-Dama da Republica, Ana Dias Lourenço.
Fonte:JA