O Alto Comandante – Gerson Prata

0
512

Ao longo dos tempos, o Dr. Jonas Malheiro Savimbi foi tratado pelos colaboradores mais próximos e não só, de várias formas.

Dizem que, em 1964, era chamado de o Internacional. – Por falar várias línguas e ter participado da fundação da Organização da Unidade Africana, OUA.


Em 1975, foi apelidado de o Mwata da Paz; – Pelos esforços que foi fazendo para um entendimento entre os três Movimentos de Libertação.


O meu pai dizia que, na fase da independência, chamavam-no de o Senhor Doutor, ou simplesmente o “sô tôr”.


No Delta, em 1980, onde vivi com a minha saudosa avó Benita, era tratado simplesmente de o Presidente.


Já na Jamba, em 1983, ouvia mais a expressão: o Velho, ou o Mais-Velho.


Os homens de seu Gabinete tratavam-no de Pai. Mas para os das comunicações da presidência, DIVITAC, era o Pirilampo, o Katiavala(Talvez é assim que Ele assinava as correspondências: as maiks sierras golfes).


Em suas obras literárias e pensamentos políticos assinava: JAGUAR.


Os Homens do Batalhão Mocho e os Protectores tratavam o seu General de Exército e Alto Comabdante de o Sargento.


Em 1993, no Huambo, depois da guerra dos 55 dias, ouvi o coronel Handa tratar o Mais-Velho de o Alto Comandante.


Já o major Nando, de feliz memória, comandante do pelotão de comandos-especiais da guarda presidencial que se encontrava estacionado no Bocoio, num dia desses, disse-nos: Tâte wa tu vilikiya! – O pai chamou-nos. Foi assim que o grupo de comandos vai para a guerra do Huambo. Lembro-me, agora, do capitão Mário, de feliz memória, comandante adjunto do pelotão.


Actualmente, alguns preferem chamar o Dr. Savimbi de o Profeta, outros, os mais revús, o chamam de o Marechal.


No fundo, o pessoal tratava o Velho Jonas em função daquilo que Ele representava para cada um, respectivamente. Mas todos o tratavam com muito respeito, admiração e afecto.


Passados 20 anos, o Dr. Savimbi continua a ser, para muitos, o farol, o mestre. Os seus discursos fazem sucesso no youtube, batem recordes de visualizações, pela importância do que dizia há mais de trinta anos, e, que, muitos de nós, não percebíamos e não tínhamos noção do verdadeiro alcance do Pensamento Político do Dr. Jonas Malheiro Savimbi.

FONTE: CLUB K

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui