Ministro enaltece figura de Venâncio de Moura

0
326

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou, ontem, em Luanda, o falecido e antigo titular da pasta Venâncio de Moura um combatente e pioneiro na edificação da diplomacia angolana.

Teté António fez esta afirmação no acto inaugural da celebração do Dia do Patrono da Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, que se assinala hoje. Venâncio de Moura, lembrou, participou nas batalhas diplomáticas para o reconhecimento de Angola e a admissão junto dos organismos internacionais e regionais.

A sua acção, referiu, visou a defesa da causa do povo angolano contra as invasões externas na concretização do prosseguimento de acções na Namíbia, Zimbabwe e África do Sul, assim como na normalização das relações com a Europa Ocidental. Teté António lembrou, ainda, que Venâncio de Moura foi o primeiro embaixador de Angola na Itália, tendo liderado, igualmente, o Ministério das Relações Exteriores num momento difícil, fruto das incertezas ligadas à reconfiguração geopolítica mundial, resultante do fim da guerra fria e a desintegração da ex-União Soviética.

A nível interno, assinalou o Protocolo de Paz de Lusaka, importante marco histórico que o então ministro Venâncio de Moura teve a honra de assinar, em nome do Governo de Angola. “Venâncio de Moura esteve na linha da frente da acção diplomática que permitiu à comunidade internacional compreender a situação interna de Angola, cujo enganjamento contribuíram, decisivamente, para a paz definitiva, em 2022”, frisou.  Recordou, ainda, que o reconhecimento do Governo angolano pelos Estados Unidos da América, a 19 de Maio de 1993, deu-se no consulado do ministro Venâncio de Moura. “Esta é apenas uma pequena nota do perfil de um diplomata fino, tenaz, negociador hábil e arguto, que sabia transigir e ser firme de acordo com o contexto”, sublinhou.

Mariana Moura, viúva do antigo ministro, recordou o marido como “um bom pai,  político e intelectual” que deu a vida, ainda muito cedo, em prol da diplomacia angolana.
Por ocasião da efeméride, foi realizada uma mesa-redonda sobre a vida e obra de Venâncio de Moura e inaugurada uma exposição fotográfica sobre a sua trajectória diplomática.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui