A Polícia Nacional na província do Huambo procedeu ao encerramento de mais de vinte estabelecimentos comerciais, entre lojas, cantinas, lanchonetes, bares e restaurantes, por inobservância das medidas de prevenção contra a Covid-19, anunciou, ontem, o superintendente-chefe Martinho Kavita Satito.
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa avançou que a Polícia Nacional aplicou esta medida mais extrema pelo facto de os proprietários dos estabelecimentos não terem acatado as inúmeras advertências, após um árduo período de sensibilização, desobedecendo, desta forma, as medidas restritivas relativas ao horário de atendimento e a lotação dos recintos.
A reabertura destes serviços comerciais, explicou, dependerá do pagamento da multa aplicada, salientando que, no período de uma semana, estas infracções resultaram no pagamento de mais de setecentos mil kwanzas por parte de proprietários de estabelecimentos comerciais no município do Huambo.
O também porta-voz do Comando Provincial da Polícia no Huambo advertiu que, enquanto durar o Estado de Calamidade, acções de fiscalização serão reforçadas, tendo apelado aos proprietários para observarem o horário de funcionamento e venda de bens e serviços, fixado, das 7 horas às 20 horas.
As multas, por violação às medidas de prevenção contra a Covid-19, variam entre 250 e 400 mil kwanzas. O cumprimento das medidas de segurança, salientou, é um acto de cidadania imperioso, numa altura que os casos positivos da doença, no Huambo tendem a aumentar, com o surgimento das novas variantes.
Fonte:JA