As obras de terraplanagem no troço município do Ucuma/ comuna do Mundundo, província do Huambo, com uma extensão de 22 quilómetros, estão paralisadas, desde Janeiro passado, por falta de verbas, informou ao Jornal de Angola o director provincial dos serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Horácio Xavier.
“A paralisação dos trabalhos está a condicionar a circulação de pessoas e bens”, lamentou, revelando que foram intervencionados apenas oito quilómetros. “A empreiteira está a espera que Governo da Província faça o pagamento para retomar os trabalhos”, disse o responsável. As fortes chuvas que se abateram na região, esclareceu que, também atrasaram o andamento dos trabalhos, “porque era impossível, às vezes, movimentar os meios de trabalho”.
Com a conclusão das obras, admitiu Horácio Xavier, afiguram-se melhorias na circulação mercantil no corredor Mundundo/Ucuma/ Longonjo e à Caála. A governadora provincial, Lotti Nolika, na visita que efectuou recentemente ao município de Ucuma, deu garantias ao empreiteiro de que o pagamento será efectuado ainda na primeira se-mana do mês em curso.
A comuna do Mundundo é potência no cultivo de milho, alho, soja, hortícolas, feijão, batata-doce e rena.
Fonte:JA