Angola vai apresentar, pela primeira vez, em Julho, um relatório sobre a evolução económica e social do país, durante o Fórum de Alto Nível Político e Económico da Organização das Nações Unidas, anunciou, ontem, em Luanda, o ministro da Economia e Planeamento.
Sérgio Santos falava aos jornalistas no final de uma reunião da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, orientada pela ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira.
“Vamos, pela primeira vez, no mês de Julho, apresentar o estado de implementação, em Angola, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que são 17. Hoje, a Comissão para a Política Social esteve a apreciar este relatório que vai ser entregue às Nações Unidas”, esclareceu.
O ministro adiantou que o relatório ressalta a importância das conquistas no domínio social no país, apesar da difícil situação económica que Angola atravessa. Disse existirem grandes conquistas da sociedade, não apenas do Governo, mas de todas as organizações e empresas que se empenham em melhorar os indicadores de desenvolvimento social, económico e ambiental.
Sérgio Santos disse que, apesar da profunda crise sanitária provocada pela Covid-19 e de algumas mortes, Angola conseguiu controlar a situação.
Referiu que os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecem como prioridades criação de emprego e o aumento do rendimento das famílias para se combater a pobreza. “Isto temos estado a conseguir, apesar das dificuldades mais recentes que temos tido. Os nossos programas virados para a área económica e social têm, todos, esta componente de aumentar o emprego e integrar mais famílias para a geração de renda, através de vários programas”, garantiu.
Referiu-se ao Programa de Combate à Pobreza, como estando direccionado à geração de rendimento das famílias e aos ex-militares.
A Comissão para Política Social do Conselho de Ministros avaliou, também, o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e o de combate à Covid-19.
Fonte:JA