A Endiama e o Afreximbank assinaram, quarta-feira, em Luanda, um protocolo de entendimento de financiamento de 50 milhões de dólares para investimento na actividade de mineração de diamantes.
Uma nota de imprensa enviada, ontem, às redacções pela companhia diamantífera declara que o acordo foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Ganga Júnior, e pelo responsável do Afreximbank para a região da África Austral, Humphrey Nwugo.
Alistada para o Programa de Privatizações por meio do qual o Governo projecta alienar o capital de 195 activos e participações do Estado, nos últimos números de desempenho anunciados, a diamantífera declarou, em Maio, ter obtido um encaixe de 58,2 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano. Essa receita, que representa uma homóloga de 2,69 por cento, resultou da venda de 1,17 milhões de quilates ao preço médio de 186,9 dólares por quilate, 28,41 por cento acima do preço do mesmo período do ano passado.
Fundado em 1993, o Afreximbank é um banco continental de importação e exportação com sede na cidade do Cairo, no Egipto.
Fonte:JA