O embaixador da Bélgica em Angola, Jozef Smets, destacou, esta quarta-feira(04), em Luanda, a intensidade das relações económicas e comerciais entre os dois países.
Jozef Smets fez essa referência em declarações ao Jornal de Angola, a propósito do encontro mantido, na terça-feira, entre o Presidente João Lourenço e o Primeiro-Ministro belga, Alexander De Croo, à margem da 26ª Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, vulgo COP26. Durante o encontro, disse, os Chefes dos Governos dos dois países discutiram vários assuntos de interesse bilateral, particularmente nos campos económico e comercial.
“Essa reunião ao mais alto nível confirma a intensidade dos nossos contactos bilaterais, porque, há uma semana, no âmbito da reunião ministerial União Europeia-União Africana (realizada em Kigali, Rwanda), também aconteceu um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e a ministra belga dos Negócios Estrangeiros, Sophie Wilmes”, sustentou.
Segundo o diplomata, Angola e a Bélgica têm tido “contactos intensos” nos sectores portuário, ferroviário, diamantífero e da aviação civil. No último sector, congratulou-se com a recente decisão do Ministério dos Transportes de Angola de dar luz verde ao aumento, de uma para duas, da frequência semanal dos voos da Brussels Airlines para Luanda.
Ao Jornal de Angola, Jozef Smets disse que gostaria que a frequência de voos aumentasse para três, mas reconheceu que duas já é um bom começo. Sem avançar números, referiu que, desde a retoma dos voos, após a suspensão devido à Covid-19, mais empresários belgas têm visitado Angola.
Fonte:JA