Na sessão desta quinta-feira (7) o Conselho de Ministros criou o Prémio Nacional “Mulher de Mérito” e aprovou o respectivo Regulamento.
Com a medida, o Executivo pretende valorizar cada vez mais o papel da mulher nos domínios familiar, social, político, económico, educacional, de produtora rural, superação pessoal, de paz e segurança, bem como para o desenvolvimento sustentável e o seu empoderamento, tendo em conta os vários compromissos internacionais inscritos na Agenda 2063 da União Africana e o Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC, Revisto, para o período 2015-2020.
Para a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), o Prémio “será uma grande motivação para todas as mulheres”.
Esclareceu que serão atribuídas 14 categorias, podendo participar toda a mulher a partir dos 18 anos.
O valor pecuniário do Prémio, cuja primeira edição acontece no próximo ano, varia entre um milhão e cinco milhões de kwanzas.
Faustina Alves informou que o próximo passo será a criação de condições que vão culminar com a indicação do júri para que as pessoas possam concorrer ou indiquem candidatas.
Fonte:JA