O Fundo Rodoviário e Obras de Emergência (FROE) passa, a partir do próximo ano, a conduzir todo o processo financeiro que garante a conservação e manutenção de estradas a nível do país, avançou, sábado, em Caxito, província do Bengo, o presidente do Conselho de Administração da referida instituição.
Conceição Cristóvão, que falava no final de uma reunião entre os membros do Governo Provincial do Bengo e técnicos do FROE, explicou que o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) vai responsabilizar-se pela manutenção e conservação de estradas, enquanto a sua instituição assume a parte financeira, “para que as acções de melhoria do tapete asfáltico sejam feitas com maior rapidez, permitindo o desenvolvimento que se pretende dar ao país”.
O PCA da FROE sublinhou que o desenvolvimento do país passa essencialmente pela construção, manutenção e conservação das estradas, para, por exemplo, tornar cada vez mais fácil o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros de comercialização.
Avançou que o processo de manutenção e conservação de estradas vai contar com a participação de ex-militares, no sentido de serem incluídos nos trabalhos de reconstrução do país. Acrescentou que, no primeiro trimestre de 2022, logo que o caderno de encargos for aprovado, será realizado um concurso público para empreitadas de manutenção de estradas.
“Cada empresa que concorrer terá de incluir ex-militares no seu quadro de tra- balhadores, de modo a garantir a participação dos mesmos na manutenção e conservação de estradas do país”, disse o PCA da FROE, alertando que, cada uma das empresas vocacionada à construção de pontes e estradas só deverá concorrer na província em que estiver registada, para facilitar a inclusão dos antigos combatentes.
Para exemplificar, Conceição Cristóvão avançou que uma empresa da província do Zaire não pode concorrer no Cunene e vice-versa, porque as empresas devem ser locais e as pessoas que forem recrutadas devem ser residentes na mesma localidade.
Novo formato no trabalho
Segundo o PCA do Fundo Rodoviário e Obras de Emergência, actualmente, as brigadas de conservação e manutenção criadas realizam trabalhos de capinagem, limpeza das valas de drenagem e manutenção dos taludes.
Conceição Cristóvão fez saber que no novo formato o INEA vai incluir pequenas acções de reciclagem do pavimento e tratar das fissuras que, eventualmente, possam ocorrer, com o tempo, nas estradas e pontes.
O PCA da FROE garantiu que, dentro em breve, vai ser instalada uma ponte metálica sobre o rio Tanda, com objectivo de facilitar a circulação de pessoas e bens entre as localidades do Coxe e Quibaxe, no município dos Dembos, província do Bengo.
Fonte:JA