A reunião dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou, ontem, uma iniciativa denominada “Observatório Clima CPLP”, que vai permitir aos Estados-membros responderem, de forma célere, aos fenómenos naturais.
A informação foi avançada pelo director de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, dando conta que o “Observatório Clima CPLP” vai permitir aos Estados-membros disporem de recursos humanos e estarem mais preparados para actuarem de forma rápida a fenómenos que são cada vez mais imprevisíveis.
O responsável, que falava no fim da reunião dos Pontos Focais, no quadro dos preparativos da 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorre sábado, em Luanda, destacou que foi igualmente aprovada uma iniciativa para a constituição de reservas de Biosfera da UNESCO nos países da CPLP.
A iniciativa, explicou, vai colocar a Comunidade num espaço de parceria com a UNESCO, com quem já tem um Memorando de Entendimento.
Este passo, reforçou, visa dar corpo a algo, que de forma informal, já vinha sendo implementado há muitos anos nos espaços de todos os Estados-membros da CPLP que já constituíram reservas de Biosfera. Os Pontos Focais apreciaram um projecto no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS), que carece de consultas complementares. Neste sentido, disse, a coordenação de Angola entendeu que para essas iniciativas serem aprovadas precisam de ser muito bem discutidas no contexto da CPLP para, no futuro, serem apreciadas.
Manuel Lapão referiu que foram apreciados dois projectos de resolução sobre o reforço e enquadramento estratégico da Comunidade no grande espaço de cooperação e de desenvolvimento colocado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
As resoluções, acrescentou, vão ser levadas à consideração da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, que vai deliberar sobre a sua eventual aprovação.
Integração da Guiné Equatorial
Manuel Lapão informou que a presidência de Angola apresentou uma proposta de análise sobre as actividades e os eixos do programa de apoio à plena integração da Guiné Equatorial no espaço da CPLP.
O director-geral da CPLP, Armindo Fernandes, afirmou que a Comunidade espera uma presidência proactiva e trabalhosa de Angola.
O embaixador angolano, Oliveira Encoge, lembrou que a reunião dos Pontos Focais é a primeira das reuniões estatutárias previstas no quadro da 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo que acontece no sábado, em Luanda.
A agenda foi concluída e foram abordados aspectos relevantes ao longo dos dois dias de trabalho. O encontro, disse, representou, também, a passagem da presidência ao nível dos Pontos Focais de Cooperação de Cabo-Verde para Angola.
No último dia da reunião dos Pontos Focais de Cooperação, foram lançados dois manuais de apoio, no âmbito dos trabalhos técnicos. O primeiro é a 3ª edição de um guia para investir nos PALOP e Timor Leste. O segundo fala sobre o branqueamento de capitais, combate à corrupção e ao tráfico de drogas.
Fonte:JA