Apenas 15 por cento dos veículos pagam seguro automóvel

0
181

Só 15 por cento (350 mil) dos veículos em circulação pelo país pagam o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel, de acordo com dados disponibilizados, ontem, em Luanda, pela Associação de Seguradoras de Angola (ASAN).

Paulo Bracons, que representou o organismo na conferência internacional, subordinada ao tema, “O Fundo de Garantia Automóvel e os desafios para o futuro”, de iniciativa da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), afirmou mesmo que a taxa de penetração dos seguros em Angola é ainda muito baixa, tendo apontado um peso no PIB, até final de 2020, de 0,7 por cento. Uma sugestão avançada pela ASAN aos decisores é a de uma possível associação entre a taxa de circulação e o seguro automóvel obrigatório.

Veículos de países vizinhos
O Fundo de Garantia Automóvel assegura a cobertura aos danos provocados em território nacional por veículos vindos de países como Namíbia e Zâmbia mesmo que não tenham contratado seguros em Angola, segundo a prelectora Luzia Major.
Durante a sua apresentação, na conferência internacional promovida pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), que decorre, neste momento, em formato virtual, Luzia Major disse que Angola vai aderir à carta amarela, documento que na Região SADC oficializa a partilha de informações e cobertura de responsabilidades entre os Fundos de Garantia dos países-membros ou as respectivas entidades de supervisão e regulação.

Um dado partilhado pela prelectora Luzia Major tem a ver com o facto da obrigatoriedade de os veículos provenientes dos Congos (Brazzaville e Democrático) contratarem o seguro de fronteira à entrada para a circulação em Angola.
A conferência internacional foi uma iniciativa da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) e marcou os 12 anos de existência do Fundo de Garantia Automóvel (FGA). Entre os prelectores, contaram-se representantes de Macau, Cabo Verde e Portugal, que partilharam as experiências com os mais de 200 participantes.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui