Angola pede maior cooperação entre União Africana e Caribe

0
256

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, ontem, maior cooperação entre a União Africana (UA) e a Comunidade do Caribe (CARICOM), nos domínios do desenvolvimento económico inclusivo e sustentável, bem como do desenvolvimento humano e social.

Ao intervir numa cimeira virtual de Chefes de Estado e de Governo de África e da Re-gião do Caribe, o Presidente João Lourenço defendeu, igualmente, uma cooperação no domínio do meio ambiente, da gestão de recursos naturais e das mudanças climáticas.

O Chefe de Estado angolano referiu que a cooperação entre as duas organizações deve estender-se para o segmento dos Direitos Humanos, democracia, boa governação e do combate ao terrorismo e ao crime organizado.
João Lourenço reconheceu que as trocas comerciais entre os países de África e da Comunidade Caribenha são bastante reduzidas, embora exista um imenso potencial na cooperação entre ambas as organizações nos domínios da energia, do turismo e da prevenção e protecção do ambiente.

Durante o encontro, orientado pelo Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, na qualidade de presidente da Organização dos Países de África, Caribe e Pacífico (ACP).  João Lourenço informou que Angola está a desenvolver um programa de construção de infra-estruturas para responder aos problemas recorrentes da seca e das cheias no Sul do país. Disse tratar-se de um problema global que assola não apenas África como também as ilhas caribenhas, com os repetidos ciclones, furacões, terramotos e cheias.

“Uma troca de experiência neste domínio seria mutuamente vantajosa e benéfica para ambas as organizações”, observou.
Sobre o reforço da cooperação no domínio do comércio, o Presidente  disse que poderá passar por uma interacção entre o secretariado da Zona de Livre Comércio da União Africana com a Organização dos Países da África, Caraíbas e Pacífico, na base de um possível acordo de livre comércio com os países da Comunidade Caribenha.

Bienal de Luanda

O Chefe de Estado lembrou que Angola acolhe, de 4 a 8 de Outubro, a segunda Bienal de Luanda sobre o fórum Pan-africano para Paz e Cultura, organizada em parceria com a UNESCO.
O Presidente João Lourenço sublinhou o facto de este evento constituir uma excelente plataforma para o estreitamento das relações históricas, culturais e de irmandade entre a União Africana e a Co-munidade Caribenha.

Enalteceu a contribuição de nacionalistas das ilhas caribenhas, como o poeta e dramaturgo Aimé Césaire, para a emancipação dos movimentos sindicais e políticos pró-independentistas em África, nos anos 50 e 60, bem como para a evolução e afirmação da corrente ideológica e intelectual do pan-africanismo. João Lourenço recordou o facto da cimeira virtual de Chefes de Estado e de Governo de África e da Região do Caribe realizar-se dias depois de se ter celebrado, a 31 de Agosto, o Dia Internacional das Pessoas de Descendência Africana, instituído pelas Nações Unidas em Dezembro de 2020.

O foco da cimeira foi a integração política entre os países de ambas as regiões, a gestão do impacto da pandemia da Covid-19, a Economia Azul e a conectividade de transportes, bem como as alterações climáticas.

 João Lourenço felicita novo PR de São Tomé

O Chefe de Estado, João Lourenço, felicitou, ontem, Carlos Vila Nova, vencedor das eleições presidenciais, do domin-go passado, em São Tomé
e Príncipe.

“A forma como decorreu todo o processo que culminou com a eleição de Vossa Excelência é a confirmação da grande maturidade política e democrática do povo santomense, que depositou em si, ao elegê-lo, um voto de confiança e de esperança num futuro de prosperidade, de progresso e de desenvolvimento para o vosso país”, refere o Presidente da República, na mensagem citada pela Casa Civil. 

João Lourenço exprime o desejo de que os dois países continuem a trabalhar de forma unida, mantendo o diálogo construtivo que vem sendo estabelecido entre as duas Nações, com a esperança de que as históricas relações de amizade e de cooperação existentes se estreitem continuamente.  

Independência do Brasil
Numa outra mensagem, o Presidente da República felicitou o povo e o Governo do Brasil pelos 199 anos de Independência daquele país, assinalados ontem. A missiva destaca os valores históricos, culturais e de amizade compartilhados pelos dois povos.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui