Um país dinâmico produtor de petróleo que vive um rápido crescimento sob a liderança do Presidente Lourenço, Angola está se abrindo mais para o Senegal em particular e para a África Ocidental em geral. Este é o objetivo da realização do primeiro fórum econômico entre os dois países, agendado para 7 a 9 de abril de 2025 em Dacar, sob os auspícios da representação diplomática angolana sediada no Senegal.
Recém-admitido no círculo restrito de países produtores de petróleo e gás, o Senegal está interessado em iniciar uma frutífera troca de experiências com Angola, um país atraente conhecido por ser um dos principais produtores de petróleo da África. Além disso, neste país, o ouro negro continua sendo um produto estratégico que representa aproximadamente 40% do PIB e 96% das exportações nacionais. A famosa empresa nacional SONANGOL desempenha um papel central na indústria do país.
O primeiro Fórum Econômico Angola/Senegal é um grande evento para essas duas economias emergentes do continente, com potencial complementar, buscando fortalecer suas relações para estimular o investimento e o comércio bilateral.
Este prestigioso evento será um destaque para validar a relevância da Área de Livre Comércio Continental Africana – AfCFTA – que visa, em particular, criar um mercado único para a livre circulação de bens e serviços na África.
O fórum será, portanto, um espaço interessante para reunir investidores e empreendedores que atuam em setores tão variados como energia, agricultura, comércio, indústria, turismo, transportes, etc.
Angola, um país em pleno crescimento econômico, fará da plataforma de Dakar um espaço estratégico de comunicação em torno de seus grandes projetos ligados à diversificação de sua economia. Isso inclui, entre outras, a grande refinaria de petróleo em Cabinda, cuja fase de produção está programada para começar em abril de 2025, de acordo com funcionários da embaixada angolana no Senegal.
O mesmo vale para o Senegal, que aproveitará este importante fórum para vender sua imagem e atratividade em vista de sua posição geográfica ideal, além do incontável potencial econômico que o país oferece sob a liderança do Presidente Bassirou Diomaye Faye e seu Primeiro Ministro Ousmane Sonko.
Neste sentido, este importante encontro económico representa uma plataforma dinâmica para investimentos com o objetivo de promover a colaboração e relações comerciais bem-sucedidas entre empresários angolanos e senegaleses.
A iniciativa, sob a chancela da missão diplomática angolana no Senegal, mostra que os dois países, um do bloco económico da SADC e outro da CEDEAO, estão prontos para assumir os desafios do comércio, da industrialização do continente e da integração africana no espírito dos ambiciosos objectivos da ZCLC.
Por: MLDIATTA