Adão de Almeida confirmado como novo presidente da Assembleia Nacional

0
11

Adão de Almeida foi hoje eleito presidente da Assembleia Nacional angolana com 196 votos a favor, sucedendo a Carolina Cerqueira, após decisão do Bureau Político do Comité Central do MPLA de proceder à substituição a meio da legislatura.

A eleição, hoje na sessão plenária, decorre do disposto no artigo 40.º do Regimento da Assembleia Nacional, que permite a substituição do presidente do parlamento por iniciativa do partido que o indicou.

A proposta do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido maioritário, foi formalizada na semana passada, levando à convocação de uma sessão plenária dedicada exclusivamente à votação.

Ao assumir o cargo, Adão de Almeida retoma o seu mandato de deputado, que havia sido suspenso em outubro de 2022 para exercer funções no executivo como ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Adão de Almeida, nascido a 13 de Maio de 1979, em Luanda, é jurista, licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto e mestre em Ciências Jurídico Políticas. É autor de artigos e estudos sobre Administração Pública, organização do Estado e Reforma Administrativa.

Ao longo da sua carreira, exerceu vários cargos de destaque no Executivo. Foi ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, função que ocupou até 2025, tornando-se uma das figuras com maior responsabilidade na coordenação da acção governativa.

Antes disso, desempenhou o cargo de ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, onde participou em processos de modernização, gestão eleitoral e descentralização.

Adão de Almeida integra também o Bureau Político do Partido MPLA e desempenhou a função de secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais. Teve igualmente passagem por cargos de direcção no Ministério da Administração do Território, tendo coordenado projectos ligados ao registo eleitoral, governação local e reforma institucional.

O Bureau Político (BP) do MPLA aprovou, na quinta-feira passada, durante a reunião orientada pelo Presidente João Lourenço, uma resolução para a indicação de Adão de Almeida ao cargo de presidente da Assembleia Nacional em substituição de Carolina Cerqueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui