Acima de mil empregos foram criados no Huambo

0
203

O director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Governo Provincial do Huambo, Bernardo Elavoco, assegurou que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em curso no país, permitiu a criação de 1.865 postos de trabalho directos, fundamentalmente para jovens, que foram integrados em várias obras em execução na região.

Bernardo Elavoco acrescentou que a maior parte dos postos de trabalho foi ocupada por jovens do sexo feminino, com uma taxa de 65 por cento, essencialmente na construção de escolas, unidades sanitárias, edifícios administrativos, sistemas de abastecimento de água, reabilitação de estradas, pontes, entre outras infra-estruturas sociais.

Os sectores da Saúde e Educação, referiu, são os que registam, em todas as localidades da província, os maiores avanços, apesar de alguns constrangimentos relacionados com os desembolsos financeiros, o que, frisou, tem inviabilizado a conclusão de várias obras.
Segundo Bernardo Elavovo, os serviços de saúde no meio rural estarão melhor servidos, em termos de atendimento e assistência médica e medicamentosa, quando se concluírem as obras em curso, o que fará com que a população deixe de percorrer longas distâncias.

Bernardo Elavoco avançou que as escolas construídas no âmbito do PIIM vão permitir, no presente ano lectivo, matricular mais quatro mil alunos, que, devido à falta de infra-estruturas escolares condignas, estavam fora do sistema de ensino.   
A província do Huambo tem 282 projectos do PIIM, dos quais 179 aprovados pela Direcção Nacional de Investimentos Públicos.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui