A organização do Curso de Pós-Média em Saúde avança para a sua fase conclusiva- MINSA

1
11

A organização do Curso de Pós-Média em Saúde avança para a sua fase conclusiva, com o início das aulas previsto para o dia 25 de Novembro de 2025. O curso está inserido no âmbito do projecto “Human Resources Capacity for Universal Health Coverage in Angola”, financiado pelo Banco Mundial (Project ID: P180631), e é coordenado pela Direcção Nacional de Recursos Humanos em Saúde, com o apoio da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS).
O programa de implementação já foi lançado, e as equipas técnicas estão actualmente no terreno a trabalhar na criação de até 19 polos de formação, distribuídos por várias províncias do país. No âmbito deste processo, uma das equipas deverá deslocar-se brevemente à província do Zaire, com o objectivo de avaliar as condições para que às formações também ocorram naquela localidade sendo que as informações finais sobre essa missão deverão ser apresentadas até o dia 30 de Outubro.
No dia 17 de Outubro, em cumprimento das orientações da Ministra da Saúde, Sua Excelência Dra. Sílvia Lutucuta, foi realizada uma reunião estratégica entre a coordenação do curso e a Unidade do Projecto PFRHS, presidida pelo Prof. Doutor Job Monteiro, com a participação de representantes da Direccao Nacional dos Recursos Humanos e outros parceiros institucionais.

A reunião contou com a presença da Dra. Ilda Afonso, coordenadora do Departamento de Recursos Humanos do MINSA para o Pós-Média, e da Dra. Jeisel Rosa Martinez, assessora da Direcção de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH). Durante o encontro, foram analisadas as condições técnicas, administrativas e logísticas para o arranque da formação, que visa capacitar aproximadamente 9.000 profissionais de saúde nos próximos meses.
Foram também discutidos os seguintes pontos: Critérios de selecção de formandos e formadores; Estratégias de mobilização e acompanhamento pedagógico; Ajustes curriculares e definição dos calendários formativos; Realização de visitas técnicas e necessidade de documentação formal (relatórios e registos fotográficos), tendo em conta os custos logísticos associados.

Está em avaliação a realização do lançamento oficial do curso numa das províncias do Leste do país, a ter lugar no próprio dia 25 de Novembro.
A equipa técnica responsável encontra-se a finalizar os 15 planos curriculares que abrangem as diversas áreas formativas. A fase actual contempla a recepção de contribuições finais para posterior validação e operacionalização.

Paralelamente, estão em curso articulações com os governos provinciais, com os seguintes objectivos: Garantir apoio institucional local; Assegurar a mobilização de formadores; Promover a integração dos polos na rede formativa nacional.

Durante a reunião, foi igualmente reiterado o compromisso com a transparência e equidade no processo de selecção de formadores, garantindo que todos os profissionais qualificados possam concorrer, independentemente da sua ligação ao sector público.
Participaram ainda no encontro os seguintes especialistas: Dra. Neusa Cumbe, responsável pela comunicação, informação e gestão do conhecimento; Dra. Maria Rosa, assistente técnica;Eng. Wilson Tati, assistente de dados, informática e formação.
Próximos Passos:
* Finalização e validação dos planos curriculares;
* Visitas técnicas de validação em províncias com menor cobertura;
* Início das formações no final de Outubro de 2025.

Este esforço conjunto demonstra o compromisso contínuo do Governo de Angola com o reforço da capacidade técnica e humana do sector da saúde, com foco na qualidade, equidade e cobertura universal dos serviços de saúde em todo o território nacional.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui