Aprovado orçamento para o ambiente

0
218

A 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA-5) aprovou um orçamento, no valor de 200 milhões de dólares, para o funcionamento do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), para o biénio 2022-2023.

A reunião, decorrida entre segunda e terça-feira, por video-conferência, a partir de Nairobi, contou com a participação de 151 delegações ministeriais de Estados-membros das Nações Unidas, entre os quais Angola, Organizações Não-Governamentais e demais parceiros do UNEP.

Além de sessões plenárias, foi realizado, durante a assembleia, um Diálogo de Liderança ao Alto Nível, sob o tema “Contribuições da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável para construção resiliente e inclusiva de um mundo pós-pandemia”.
Trata-se de um segmento, no qual os Estados-membros pronunciaram-se sobre o trabalho em curso nos seus países, para mitigar o efeito da crise da pandemia de Covid-19, na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A assembleia, o maior palco mundial para o debate de questões ambientais, foi presidida pelo ministro norueguês do Ambiente, Sveinung Rotevatn, na presença da subsecretária-geral da ONU e directora executiva da UNEP, Inger Andersen. A sessão de encerramento teve a presença do Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta.
O encontro decorreu sob o lema “Fortalecer as acções para a natureza para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Angola esteve representada por uma delegação integrada pela secretária de Estado para o Ambiente, Paula Coelho, e embaixador de Angola no Quénia e junto dos escritórios da ONU em Nairobi, Sianga Abílio.
O diplomata disse que os os países membros reafirmaram o engajamento em proteger, preservar e conservar o ambiente, tendo em atenção as três grandes crises ambientais que afectam o mundo, nomeadamente as alterações climáticas, a perda da biodiversidade e a poluição.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui