Cimeira África-Europa aguardada para este ano

0
244

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, disse, esta segunda-feira, esperar que a Cimeira com a União Europeia se realize este ano, apontando a dívida dos países africanos como um dos assuntos a abordar.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, que está em final de mandato e candidato ao segundo mandato, destacou, esta segunda-feira, no encontro com o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, na Cidade da Praia, que a União Europeia é “o principal parceiro” de África.

Lamentou que a Cimeira União Europeia/África não se tenha realizado em 2020, devido à pandemia da Covid-19: “Espero bem que seja possível neste ano”, disse Mahamat, presidente da Comissão da União Africana, cargo executivo mais importante da organização, mas sem se comprometer com datas.

Após a reunião com o Presidente de Cabo Verde, Moussa Faki Mahamat – que se recandidata ao cargo sem oposição – explicou que o encontro serviu para fazer o balanço de quatro anos de mandato, marcado pelo início de uma “reforma institucional e financeira” na União Africana, condicionada, nos últimos meses pela pandemia, e elogiando o desempenho de Cabo Verde, desde logo em matéria de boa governação. 

A nova Comissão da União Africana, a primeira a ser eleita após o processo de reforma iniciado em 2016 sob supervisão do Presidente rwandês, Paul Kagamé, terá menos comissários e será escolhida através de um novo sistema baseado no mérito.

A nova estrutura executiva da União Africana será composta por oito membros, incluindo um presidente, um vice-presidente e seis comissários, menos dois lugares do que na anterior Comissão.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui