Organização regional tem um novo secretário-geral

0
1

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) elegeu, em Luanda, o novo secretário-geral da organização, o tanzaniano Deo Osmund Mwapinga, que assume o desafio de reforçar a paz, a diplomacia e a integração regional.

JA

Após a confirmação da eleição, na sexta-feira, Osmund Mwapinga expressou a honra e o peso da responsabilidade que lhe foi confiado. Ao discursar na tomada de posse, destacou que a missão representa uma honra pessoal e uma grande responsabilidade.
“Aceito esta missão com plena consciência da importância do trabalho que temos pela frente”, declarou, enfatizando a necessidade de trabalhar pela estabilidade e cooperação entre os países da região.
Durante a intervenção, apontou os principais desafios enfrentados pela Região dos Grandes Lagos, como ameaças ambientais, desemprego juvenil e instabilidade política.
O novo secretário-geral do FP-CIRGL salientou o enorme potencial da região, marcada pela diversidade cultural e riqueza em recursos naturais. “O modelo dos parlamentos dá-nos uma posição privilegiada para amplificar as vozes das populações e responder às suas preocupações”, afirmou.
Comprometendo-se com uma liderança baseada em transparência, respeito e objectividade, Osmund Mwapinga agradeceu ao Secretariado do Parlamento anfitrião pela excelente organização do encontro em Luanda.
Deo Osmund Mwapinga demonstrou, ainda, profunda gratidão aos delegados da Tanzânia, com destaque para a vice-presidente Monsalva Zombo, pelo apoio prestado durante o processo eleitoral.
Deixou, para todos, uma mensagem de união e acção: “Vamos transformar o diálogo em acção, construir pontes em vez de muros, com unidade e determinação, porque é isso que os nossos povos merecem.”
A eleição de Osmund Mwapinga marca o início de um novo ciclo no Fórum Parlamentar da CIRGL, com enfoque renovado na integração e fortalecimento institucional da região.
A eleição ocorreu após a desqualificação dos candidatos do Quénia e do Burundi, devido às dívidas acumuladas dos seus países junto ao Fórum. Aos 41 anos e doutorado em Ciências Políticas, Osmund Mwapinga assume a liderança do Secretariado do FP-CIRGL num momento crucial para a organização regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui