O ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse, este domingo, no Cairo, que “Angola está pronta para trocar experiências e aprofundar as relações históricas de amizade, solidariedade e comercial já existentes com a República Árabe do Egipto”.
JA Online
Para Téte António, que falava ao desembarcar na capital egípcia, vindo de Roma, Itália, os dois países têm trabalhado afincadamente para a dinamização das relações bilaterais, com foco no reforço da cooperação em diferentes áreas da vida política, económica e comercial.
O ministro está no Cairo, para participar das conversações oficiais, ao mais alto nível, entre delegações de Angola e do país anfitrião, a realizar-se de 28 a 30 deste mês.
Para Téte António, citado numa nota de imprensa do MIREX, Angola considera essencial reforçar, alargar e consolidar a cooperação bilateral com o Egipto, sobretudo, em sectores como político-diplomática, defesa, segurança, ordem interna, terrorismo, desporto, economia, saúde, educação, formação técnica e profissional, petróleo e gás, finanças, agricultura e pesca.
“É também interesse de Angola realizar, em data a acordar pela via diplomática, a Primeira Reunião da Comissão Bilateral entre os dois países, para discutir temas de interesse mútuo, e proceder a assinatura de mais instrumentos jurídicos para cimentar ainda mais esta relação”, sublinha o comunicado.