O jornal Visão continua a apurar os factos que envolvem o comissário Alexandre Canelas e a família da senhora Antónia José. Neste domingo 30 de Março do corrente mês, o JV realizou trabalhos de averiguação e consulta dos factos inerentes a apropriação de terras na província do Icolo e Bengo
Por: Simão Pedro | Icolo e Bengo
O JV, ouviu um outro testemunho que também adquiriu um espaço pelas mãos da senhora Victoria Manuel Francisco Neto, mãe do senhor Domingos Vieira mais conhecido por Robin.
O conflito de terras em Angola tem sido recorrente, deixando preocupado, o senhor Leonel Guilherme, devido à açambarcação do terrenos a exemplo da família da dona Antónia Manuel José, que está a ser vítima de um comissário.
Leonel Guilherme, disse ainda que ouviu por alto que há um oficial comissário da corporação, conhecido por Alexandre Canelas, que está a tentar apropriar-se de um terreno situado no quilometro 35, em Luanda, o espaço não lhe pertence, disse a fonte.
“Eu realmente, conheço os donos do terreno a dona Eva conhecida por Antónia Manuel José, Victória Neto, Domingos Vieira “Robin” e Daniel Adão Vicente, ambos são filhos da senhora Victória Neto, como os legítimos proprietário e herdeiros,” explicou Leonel Guilherme.
De acordo com o Leonel Guilherme, “comprai um terreno na mesma zona pelas e nas mãos da dona Vitória, isto é, em 2004. Anos depois a senhora acabou por falecer. Mas, tem os seus legítimos herdeiros, tal como a anteriormente disse, e tinha ficado um espaço com cerca de quatro hectares de terra e nunca se ouviu falar de Alexandre Canelas, é um autêntico constrangimento para a família do Robin”, disse Leonel Guilherme.
As queixas sobre os conflitos de terras em Angola, mais do que isso, duplicaram no primeiro trimestre deste ano, com mais de mil casos, comparativamente aos registados em 2024, segundo dados da Provedora de Justiça.
Segundo fez saber o Leonel Guilherme, no mesmo espaço estão sepultados os familiares (ancestrais) da senhora Victoria Neto, como símbolo. “É preciso respeitar as famílias, usar prepotência e ficar algo que não te pertence, provoca máculas.”
Para Leonel Guilherme, os fiéis depositários do espaço é; o senhor Robin e seus dois irmãos. O senhor Canelas, quer usurpar o que não lhe pertence.
“Não tenho nada a perder e nem a ganhar com isso. O que tenho a dizer é que, o comissário quer usar o título de comissário para ficar com coisa alheia”, finalizou.