Detido funcionário do Minfin envolvido no caso “sete mil milhões” da AGT

0
13

Um funcionário do Ministério das Finanças, colocado na área de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP), foi detido, esta quarta-feira, por suspeita de estar envolvido no desvio de sete mil milhões de kwanzas.

Esse indivíduo apropriava-se alegadamente de parcelas do reembolso do Imposto sobre o Valor Acrescentado ((IVA), e foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) numa altura em que andava foragido das autoridades polícias.

A detenção foi possível após um trabalho investigativo do SIC-GERAL, através da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, em parceira com a área cibernética da Procuradoria Geral da República (PGR) e demais órgãos afins.

De acordo ainda com o documento a que a ANGOP teve acesso ontem, as investigações prosseguem em torno deste complexo processo, para o total esclarecimento do referido esquema fraudulento, que envolve maioritariamente quadros da AGT.

Tal como outros acusados e ou suspeitos que já se encontram a contas com a justiça, o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes.

Já estão detidos, um Superávisor da Administração Geral Tributária (AGT), destacado no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, um chefe de Departamento de Arrecadação de Receitas, igualmente um técnico da Base de Dados da mesma instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui