Um funcionário do Ministério das Finanças, colocado na área de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP), foi detido, esta quarta-feira, por suspeita de estar envolvido no desvio de sete mil milhões de kwanzas.
A detenção foi possível após um trabalho investigativo do SIC-GERAL, através da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, em parceira com a área cibernética da Procuradoria Geral da República (PGR) e demais órgãos afins.
De acordo ainda com o documento a que a ANGOP teve acesso ontem, as investigações prosseguem em torno deste complexo processo, para o total esclarecimento do referido esquema fraudulento, que envolve maioritariamente quadros da AGT.
Tal como outros acusados e ou suspeitos que já se encontram a contas com a justiça, o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes.
Já estão detidos, um Superávisor da Administração Geral Tributária (AGT), destacado no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, um chefe de Departamento de Arrecadação de Receitas, igualmente um técnico da Base de Dados da mesma instituição.