Empresários israelitas mostram interesse em investir em Angola

0
15

Os empresários israelitas estão interessados em investir em diversas áreas em Angola, com realce para os sectores da Agro-pecuária, Tecnologias, Energia e Águas e Segurança, anunciou, segunda-feira, em Luanda, o embaixador de Israel em Angola, Shimon Solomon.

Ao intervir no II Fórum Económico Israel-Angola, realizado, ontem, na capital angolana, o diplomata referiu que os empresários do seu país querem trazer para Angola a experiência que possuem nessas áreas, com vista a dinamizar a cooperação entre os dois países.
O embaixador apontou o evento como uma oportunidade para a classe empresarial conhecer melhor as potenciacialides do país e colher mais informações sobre o processo de investimento, tal como aconteceu no primeiro Fórum Económico Angola-Israel, realizado em 2022.
Shimon Solomon adiantou ainda que esse Fórum vai, igualmente, criar as condições apropriadas para que os cidadãos israelitas possam identificar as áreas e o processo pelo qual possam investir em Angola.
“Queremos compreender quais são as novas políticas de investimento existentes em Angola, para que, em 2025, possamos trazer investimento israelita neste país”, realçou.
O diplomata recordou que já existem negócios em alguns sectores em Angola, como o mineiro, mostrando-se, também, disponivel em investir no Corredor do Lobito (Benguela), uma questão que está a ser tratada pela Câmara de Comércio dos dois países.
Shimon Solomon reconheceu a existência de interesses comuns entre Angola e Israel, que podem partilhar experiências em vários domínios, como saúde, agricultura e turismo religioso, uma nova área que pode dar rendimento aos dois paises.
O embaixador Shimon Solomon considerou, igualmente, as relações diplomáticas como a melhor plataforma para os assuntos económicos, acrescentando que os dois países estão a trabalhar para melhorar o fortalecimento dessa relação.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio Israel-Angola, Uri Dali, que interveio em vídeo conferência, manifestou a intenção de alargar a cooperação bilateral.
Já o presidente da Câmara de Comércio Angola-Israel, Sebastião Francisco, disse que o fórum vai encorajar os empresários a identificar melhor as áreas de investimento e expandir os negócios.
Sebastião Francisco referiu que muitos empresários israelitas “não fazem parcerias com os angolanos” devido à estruturação dos projectos por parte dos empresários nacionais para serem aceites como premissas e colocarem os seus investimentos.
“Os investidores israelitas querem abertura e estabilidade nos parceiros, tal como ocorre em outras localidades do mundo onde os empresarios têm investido.
O volume de negócios entre Angola e Israel é de 300 milhões de dólares.
Os participantes ao 2º Fórum Económico dos dois países, promovido pela Embaixada de Israel em Angola, reflectiram em torno de temas como “O investimento em Angola pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX)”, “Formas de fazer negócios”, “Oportunidade de negócios e cooperação entre Israel e Angola” e “Turismo religioso”.
Fonte: JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui