O Petro de Luanda conservou a liderança isolada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola’2021/22, ao derrotar, ontem, o Recreativo da Caála, em jogo de acerto à segunda jornada, numa tarde em que Sagrada Esperança e 1º de Agosto também venceram.
No desafio de maior cartaz da tarde, o Petro de Luanda teve de suar bastante para derrotar o Recreativo da Caála que, depois de dar réplica na primeira parte do desafio, acabou por sucumbir na etapa complementar, com Yano a abrir o marcador para os tricolores, aos 65 minutos, para Megue marcar o tento da tranquilidade aos 84. Vitinho marcou o tento de honra da formação planáltica, num desafio marcado pelo facto de a equipa de arbitragem não ter mostrado a placa com o tempo de compensação das neutralizações, nem dado qualquer desconto das paralisações. O jogo começou para além da hora marcada porque não havia a ambulância da Cruz vermelha ou do INEMA, bem como falta de segurança, com a ausência de efectivos da Polícia.
No Dundo, o Kabuscorp do Palanca obrigou o campeão nacional a “puxar dos galões” para levar de vencida a partida. A equipa forasteira surpreendeu os anfitriões, colocando-se em vantagem aos 11 minutos, através do golo de Mabelé, que aproveitou uma perda de bola do sector intermédio dos diamantíferos para abrir o marcador.
O golo da igualdade dos campeões nacionais chegou apenas aos 38 minutos, depois de muita insistência do ataque diamantífero. Depú correspondeu a um cruzamento e fez o empate. No reatamento, o Sagrada apostou todas as fichas no ataque, ao passo que o Kabuscorp procurava evitar o segundo, tentando segurar o empate. Mas, a insistência ofensiva do Sagrada foi compensada, aos 55 minutos, quando Jô Paciência ampliou e deu a vitória aos diamantíferos. Com este resultado, a formação da Lunda-Norte mantém-se no encalço do líder.
Quem se redimiu de forma contundente do desaire do final de semana foi o 1º de Agosto que viajou para Benguela e mimoseou o regressado Sporting com uma mão cheia de golos, numa tarde de inspiração dos defesas centrais militares, que bisaram na partida.
Bobô deu início à cabazada, aos 16 minutos, Bonifácio ampliou, aos 25, e repetiu a dose aos 32. No recomeço da partida, Bito aumentou a vantagem, aos 46 minutos, e Bobô fez o “bis”, aos 90+4.
A segunda jornada forneceu os seguintes resultados: Wiliete de Benguela-Recreativo do Libolo (2-2), Progresso-Bravos do Maquis (0-0), Sporting de Cabinda-Desportivo da Huíla (0-0), Académica do Lobito-Desportivo da Lunda-Sul (1-1) e Interclube-Cuando Cubango FC (1-0).
Fonte:JA