Delegações dos Ministérios das Relações Exteriores de Angola e da Sérvia mantêm esta segunda-feira (11), em Belgrado, conversações oficiais, no quadro da visita do ministro Téte António àquele país europeu.
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, Téte António efectua uma visita oficial de dois dias, que termina amanhã, de âmbito bilateral e multilateral.
Estão em estudo diplomas jurídicos, que poderão ser assinados, nos domínios da protecção recíproca de investimento, cooperação científica entre os ministérios das Relações Exteriores, e outros acordos a serem explorados, sobretudo, no domínio empresarial. A nível bilateral existe o interesse de se assinarem diversos acordos, bem como efectuarem a troca de opiniões sobre vários temas da actualidade internacional.
Visita à Rússia
A nota informa que após deixar a Sérvia, o chefe da diplomacia angolana segue viagem para a Federação da Rússia, onde efectua uma visita de trabalho na quarta e quinta-feira.
A visita de Téte António à Rússia enquadra-se na reciprocidade diplomática, em resposta a um convite formulado pelo homólogo russo, Serguey Lavrov.
Cooperação militar
Na Sérvia está também uma delegação do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, chefiada pelo titular, João Ernesto dos Santos, que participa, até quarta-feira, na 10ª Feira Internacional de Armamento e Equipamento Militar “Partner 2021”, a convite das autoridades locais.
Na quinta-feira, o secretário de Estado para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, participou, em Belgrado, na 5ª Reunião do Comité Conjunto de Cooperação Técnico-Militar Sérvia-Angola, no âmbito do reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.
Segundo uma nota do Mi-nistério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, durante a reunião as partes passaram em revista as deliberações da 4ª reunião realizada em Luanda, em 2018, cuja execução foi fortemente afecta-da pelas consequências da Covid-19.
As acções visam contribuir para o fomento de uma indústria militar em Angola, particularmente na formação técnico-militar e médico-militar de quadros das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Perspectivas de cooperação
No quadro bilateral, Angola e a Sérvia buscam diferentes vias para fortalecer a cooperação, com realce para a agricultura e a formação de quadros ligados às Forças Armadas Angolanas.
Em 2013, os dois Estados estudaram a viabilidade de assinatura de um memorando para impulsionar a cooperação, que prevê, entre outras tarefas, a construção de um novo Hospital Militar, de uma fábrica de medicamentos, bem como a criação de um centro de logística e a reabilitação de uma base aérea, em Angola. A Sérvia disponibilizou-se em oferecer bolsas de estudo para a formação de quadros das Forças Armadas.
Fonte:JA

