Mais escolas para o Cacuaco

0
221

O município de Cacuaco, em Luanda, conta, a partir deste ano lectivo, com mais escolas público/privadas (primárias e institutos médios politécnicos), estando, actualmente, disponíveis 1.282 salas de aula e mais de três mil professores.

Quem o diz é o director municipal da Educação, Mateus Dala, acrescentando que as novas escolas estão localizadas no Distrito Urbano do Sequele e no Distrito Urbano do Belo Monte.

Acrescentou que, no ano lectivo que hoje começa, Cacuaco vai contar também com quatro novas escolas afecta à Igreja Católica, bem como um Instituto Médio de Economia, no bairro Mayombe.     

Segundo o director municipal da Educação, as novas escolas vão ajudar a diminuir significativamente as 35 mil crianças que no ano lectivo passado ficaram fora do sistema normal de ensino e aprendizagem.

Para o presente ano lectivo, acrescentou, foram matriculados 29 mil novos alunos, perfazendo mais de 260 mil.
 Mateus Dala assegurou que estão criadas as condições para o arranque do novo ano lectivo. “Devido à Covid-19, o ano lectivo transacto a nível do município foi atípico e o aproveitamento escolar ficou em 88 por cento”. 

O director municipal da Educação deu a conhecer que Cacuaco ganhou, para este ano lectivo,  muitos institutos médios e técnicos. “Anteriormente só tínhamos um Instituto Médio Politécnico e hoje contamos com os institutos Médio de Saúde, Economia, Agrário, Belas Artes e Telecomunicações”.

Mateus Dala apontou como principais dificuldades o reduzido número de professores, auxiliares de limpeza, protecção física e a falta de vários meios, como computadores.

A Direcção Municipal da Educação, referiu, aposta na redução do número de crianças fora do sistema de ensino, melhoria da qualidade de ensino, criação de mais institutos médios e técnicos profissionais.

Merenda escolar


O director municipal da Educação acredita que, a partir do novo ano lectivo, os alunos mais carenciados vão poder assistir as aulas mais motivados, devido à garantia de atribuição de merenda escolar.

Mateus Dala assegurou estar garantida a distribuição gratuita de material escolar.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui