Famílias vítimas da seca com apoio garantido

0
222

Pelo menos 180 toneladas de bens de primeira necessidade, das mais de 1.070 recolhidas no âmbito da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”, chegaram, sábado, à cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, para apoiar cerca de 25 mil famílias afectadas pela estiagem, inundações e praga de gafanhotos.

Do donativo constam bens alimentares não perecíveis, vestuário, calçado, brinquedos e material de biossegurança contra a pandemia da Covid-19.

Os meios, que foram transportados por quatro camiões com contentores de 45 pés cada, serão distribuídos às famílias que enfrentam muitas dificuldades, devido à falta de alimentos, provocada pela estiagem, inundações e praga de gafanhotos, nos nove municípios da província do Cuando Cubango.

Em declarações à imprensa, Letícia Malungo, uma das embaixadoras da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”, disse que, numa primeira fase, o donativo será distribuído às populações dos municípios mais afectados, nomeadamente Menongue, Cuito Cuanavale, Cuchi, Ma-vinga e Rivungo.

“Vamos trabalhar com o Governo da Província e as Cáritas para melhor identificar as pessoas mais carenciadas”, disse.
Letícia Malungo fez saber que o projecto “Abraço Solidário – Somos Angola” prevê realizar anualmente recolha de donativos, para apoiar as populações mais necessitadas.

Realçou que a campanha “Abraço Solidário – Somos Angola” tornou-se uma marca a nível do país, pela abrangência que teve. Agradeceu, por este facto, a todos os angolanos e não só que doaram bens para apoiar as vítimas da seca, inundações e praga de gafanhotos no Sul do país.

O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, agradeceu o gesto da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”, tendo em vista que a mesma vai ajudar a minimizar a falta de alimentos que milhares de pessoas na região enfrenta.
Julio Bessa garantiu que o governo local vai prestar todo o apoio, principalmente em camiões, para que o donativo possa chegar em todos os municípios da província.

Na sexta-feira foram distribuídos 22 toneladas de bens de primeira necessidade aos membros da comunidade Khoisan, na localidade do Mbundo e de Kavanga, recolhidas no Cuando Cubango, no âmbito da campanha “Abraço Solidário – Somos Angola”.

De referir que o projecto “Abraço Solidário – Somos Angola” arrecadou, nos últimos três meses, mais de 1.070 toneladas de bens diversos, para apoiar acima de 400 mil famílias afectadas pela seca, nas províncias do Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango. 

Segundo o coordenador para a área de Logística da campanha promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Ikuma Bamba, 13 camiões, com 500 toneladas, partiram de Luanda, na semana finda, em direcção às zonas afectadas. A primeira fase de distribuição dos produtos, referiu, começou sábado e termina hoje e a segunda fase decorre a partir de quinta-feira até ao próximo dia 17.

Além de comida, foram arrecadados medicamentos, roupa e produtos de higiene e de biossegurança.
O director-geral das Caritas de Angola, José Quintas, encarregue de fazer o mapeamento das zonas afectadas, disse que estão cadastradas mais de 400 mil famílias.

Segundo José Quintas, a província do Cuando Cubango lidera os indicadores de famílias afectadas, razão pela qual vai receber 40 por cento do total de produtos arrecadados, seguida pelo Cunene, com 30 por cento, e pelas províncias da Huíla e do Namibe, com 15 por cento cada.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui