INAPEM conclui 3.812 acções em sete meses

0
201

O Instituto Nacional de Apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) realizou, de Janeiro até à primeira semana de Agosto, um total de 3.812 acções de capacitação, com o objectivo de dinamizar as cooperativas existentes pelo país e ligadas aos vários sectores produtivos.

As referidas acções decorrem no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), no cumprimento do projecto de modernização das cooperativas, concebido e em implementação pelo INAPEM.

Segundo dados avançados pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, no último briefing semanal de há cerca de uma semana, sobre o sector económico, até àquela data, estavam desenvolvidas pelo INAPEM mais 362 acções de capacitação, por meio do Projecto Soik, do Programa “Como Iniciar  Sua  Própria  Empresa” e  o “AgroProdesi”.

O Projecto Soik, destacou Mário Caetano João, tem como objectivo a formação, capacitação e motivação dos gestores e quadros das micro, pequenas e médias empresa do sector privado, em termos de gestão empresarial.

Desempenho
Nesta senda, concluíram mais 204 formandos, enquanto que no projecto  “Como  Iniciar  Sua Própria Empresa” mais 84  técnicos finalizaram a formação. Finalmente, o “AgroProdesi” registou mais  65 formandos, totalizando 362 acções de capacitação nestes três programas só ao longo destes últimos sete dias.

O Projecto Soik beneficiou as  províncias de Cabinda com 178 formandos, Cunene  com  40, Cuanza-Sul (32), Namibe (29), Uíge (23), Lunda-Norte (22) e Lunda-Sul (20).

Por um lado, com o projecto  “Como  Iniciar Sua Própria Empresa”, beneficiaram as províncias de Luanda  com 64 formandos  e Cuanza-Norte  com 20. Já o  AgroProdesi realizou nas províncias  do Uíge e Cuando Cubango sessões envolvendo 30 formandos.

O ciclo de formação  acontece por meio da plataforma “PROMOVE”, criada com o objectivo de capacitar e modernizar a gestão das cooperativas e criar uma rede de  gestores  de  cooperativas preparados e disponíveis, para o apoio necessário aos empresários.

Neste ciclo, o INAPEM, em Fevereiro do corrente, focou-se no treinamento dos mentores e coachs, através dos quais pretende-se a rápida materialização dos objectivos traçados, principalmente o da operacionalização do projecto de capacitação de todos os empreendedores e micro-empresários ligados às cooperativas do país.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui