Mais de 100 empreendedores dos vários sectores de actividade aderiram à feira do empreendedor Jardim de Rosas, na zona sul, em Luanda, realizada entre sexta, sábado e domingo.
A referida Feira foi patrocinada pela Empresa de Promoção e Gestão de Projectos de Urbanização (UNIPREV), com o apoio do grupo das mulheres empreendedoras e da Associação dos Moradores e Residentes de Camama, tendo contado com expositores de províncias como Cuanza-Sul, Malanje e Uíge, além dos anfitriões de Luanda.
Os expositores de fora da capital do país trouxeram bens agrícolas, obras artesanais, corte e costura, restauração, entre os destaques.
Em relação ao sector agrícola, quem não deixou de participar na feira foi a Associação Central das Cooperativas de Agricultores Familiares (ASCOP), representada por pequenos agricultores provenientes do Cuanza-Sul, que comercializaram, no evento, produtos como batatas doce e rena, banana de mesa, mandioca, frutas variadas, múcua, mel natural, entre outros.
A pequena exposição, mais uma vez acentuou a certeza de haver produção nacional para atender, em grande ou pequena escala a procura interna. Entre os vários destaques, houve ainda a de um casal de artesãos, cujos trabalhos manuais como cestos, tipóias, utensílios para balneários e residências, além de acessórios para crianças, atraíam os olhares dos visitantes.
Pela organização do evento, em representação do Grupo de Mulheres Empreendedoras, Agnela Franco disse que a feira foi realizada no intuito de dar oportunidade aos empreendedores, traçar parcerias entre as classes de micro-empresários, de forma a obter os apoios ou financiamentos necessários, bem como comercializar os produtos em exposição.
“Com a pandemia da Covid-19, os empreendedores estão limitados a determinados mercados, sem possibilidades de venderem ou exporem os produtos em feiras de maior dimensão. Daí que, para ter-se um melhor ambiente de negócio, decidimos organizar esta feira para facilitar e concretizar bons resultados”, esclareceu a organizadora da Feira, que foi a primeira edição de iniciativa do grupo e, como balanço, foi positivo.
Fonte:JA