A Organização da Mulher Angolana (OMA) está a capacitar as militantes para os próximos desafios eleitorais, informou, ontem, em Luanda, a secretária-geral da organização, Joana Tomás.
Falando na abertura do 1º Seminário Nacional Metodológico, Joana Tomás referiu que o encontro está a ser realizado com objectivo de potencializar os diversos departamentos a nível provincial, bem como tornar conhecida a estratégia dos departamentos, crucial para este ano e para os próximos desafios eleitorais.
O seminário aconteceu em simultâneo com os encontros regionais que a OMA realiza em todo o país. “Já estivemos na Região Sul, agora vamos para o Leste. Além dos encontros regionais, a organização está a preparar os encontros na diáspora”, sublinhou.
No seminário metodológico foram apresentadas as linhas de força para que os projectos de actuação sejam executados com eficácia e eficiência. “Temos metas a cumprir e na corrida para atingi-las realizámos o seminário de capacitação para munir as nossas secretárias de informações, dados e orientações”, disse.
A secretária-geral da OMA mostrou-se preocupada com alguns problemas que afectam directamente à mulher, com realce para o analfabetismo, a violência doméstica, fuga à paternidade e maternidade.
“Há cada vez mais mulheres analfabetas que não sabem ler nem escrever. Muitas delas estão em fase de constituir as suas famílias. Estamos a trabalhar com essas mulheres para que sejam alfabetizadas”, garantiu.
Fonte:JA