O Presidente da República recomendou mais empenho dos governadores das províncias do Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango para minimizar o problema da fome das pessoas que vivem em consequência da seca que se regista no Sul do país.
João Lourenço deixou a recomendação num encontro com os quatro governadores, com quem abordou a problemática da seca nesta região.A saída do encontro o governador do Namibe, Archer Mangueira, disse que o Presidente orientou para que os governos provinciais do Sul do país continuem a trabalhar para apoiar as famílias afectadas pela seca, de forma a minimizar as dificuldades que vive neste momento.
Archer Mangueira referiu que, no Namibe, tem estado a trabalhar no sentido de encontrar acções efectivas para que haja resiliência da população à seca, com a criação de condições para que se reduza a transumância de animais e de pessoas.
“Isso passa pela reabilitação de chimpacas e represas, sensibilização das populações para o aproveitamento das condições naturais que existem, bem como a criação de condições para produção do essencial para o pasto”, afirmou.
O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, aproveitou a ocasião para apresentar a situação da seca e cheias por que passa a população e o gado da província.
“Temos garantia do Presidente da República de que o Executivo está seriamente empenhado para encontrar soluções viáveis na resolução da problemática da seca que se vive no Sul do país e que agudiza, cada vez mais, o sofrimento das populações”, afirmou.
Júlio Bessa disse que o Cuando Cubango está a ultrapassar a situação da seca, tendo em conta que já está a chover. “Estamos a preparar a campanha agrícola e à espera que as populações produzam o suficiente para o seu sustento”, congratulou-se.
Fonte:JA