João Lourenço: “Obras para reduzir impacto da seca no Cunene avançam em Outubro”

0
235

O Presidente da República, João Lourenço, disse esta sexta-feira (9), que os constrangimentos para a construção de infra-estruturas hidráulicas para reduzir o problema da seca no Cunene, estão ultrapassados, devendo as obras avançar em Outubro.

Presidente da República, João Lourenço © Fotografia por: CIPRA

O Chefe de Estado que se encontra naquela província para uma visita de trabalho de dois dias, salientou que, apesar das deficiências em áreas como a saúde ou a educação, o pior dos problemas é a seca que, de forma cíclica, afecta a província e, de forma geral, o sul de Angola.

De acordo com o Presidente da República, a seca afecta pessoas e animais, que enfrentam risco de vida, mas a solução não passa por transportar água em bidons ou alimentos em camiões, pois nunca será suficiente.

“O importante é garantir a existência de água todo o ano”, vincou, assinalando que após a visita de há dois anos o Executivo concebeu três projectos estruturantes, dos quais apenas um (Cafu) avançou, devido à falta de recursos financeiros, agora ultrapassada.

Segundo João Lourenço, a construção de outros dois projectos (barragem e canal de Calacuve e de Ndué) vai arrancar no quarto trimestre deste ano. “A partir de Outubro garantimos que as máquinas vão estar no terreno para dar início a esses dois projectos”, frisou.

Encontro com autoridades 

Outras acções a desenvolver pelo Presidente João Lourenço na sua deslocação ao Cunene destacam-se audiências a figuras representativas da sociedade civil, nomeadamente autoridades tradicionais, religiosas, empresários e jovens. 

O regresso do Chefe de Estado à capital do país está previsto para sábado (10), a meio da tarde.  

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui